Smartphone lento? Aprenda a liberar memória

A memória do seu celular está sempre cheia? Isso é porque com o tempo, acabamos baixando muitos vídeos, fotos e aplicativos. Aqui vamos dar algumas dicas que ajudam a liberar mais espaço no seu smartphone.

1 – Limpeza de aplicativos

A primeira dica são os aplicativos que você não está usando. Desinstale todos que você não usa, assim já vai liberar um bom espaço. Se você precisar utilizá-los novamente, eles estarão sempre disponíveis na Google Play ou App Store.

2 – Armazene fotos e vídeos na nuvem

Fotos e vídeos são os arquivos que mais ocupam espaço, mas não precisa escolher quais apagar, você pode arquivar tudo e continuar tendo acesso a elas no próprio celular, usando um serviço de nuvem como Google Fotos para Android e iCloud para Iphone.

3 – Limpe o cache

Aplicativos que usamos sempre, como Facebook, Instagram e navegadores vão acumulando dados temporários que só ocupam espaço na memória.

Para quem tem Android, abra o menu Configurações, depois vá em Aplicativos e selecione os que estão ocupando mais espaço. Depois clique em “Apagar Cache”. Se seu Android for mais novo, você precisa antes selecionar a opção “Armazenamento”.

Se você usa Iphone, vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Por lá, você consegue ver quanto espaço cada app ocupa. Outro aplicativo que armazena bastante espaço no seu iPhone é o Safari, que pode guardar cache de sites ou da sua lista de leitura. Para liberar espaço, toque em Safari (no menu Armazenamento do Iphone), deslize o dedo para a direita e toque em Apagar. No geral, a dica é entrar dentro de cada aplicativo mostrado aí e checar se tem alguma opção para apagar os dados armazenados.

4 – Aumente a capacidade com um cartão de memória

Todos os smartphones com Android tem uma entrada para cartão microSD, e se você ainda não possui um, adquira e transfira o que está ocupando muito espaço para este cartão. Vale lembrar que nem todos os aplicativos podem ser salvos em um cartão microSD.