Diferença entre modem, roteador, repetidor e powerline

Saiba tudo sobre esses aparelhos que podem melhorar sua conexão com internet sem fio.

 

Hoje, para usar a internet em casa não basta ligar um cabo no computador e pronto, as coisas melhoraram, com a conexão sem fio você pode acessar a internet de qualquer lugar e de vários dispositivos conectados ao mesmo tempo.

Vamos explicar aqui quais são as diferenças entre modem, roteador, repetidor e powerline e quando você deve usar cada um deles

 

Modem

Esse aqui é o aparelho mais importante, se você se quiser ter internet mesmo sendo com fio, ele é essencial. Ele é o responsável por trazer o sinal da internet da operadora até sua casa.

 

Roteador

O roteador serve como um distribuidor de internet dentro da sua casa. Ele permite que você ligue vários aparelhos na mesma fonte de conexão, além de transmitir a internet de forma wireless (sem fio).

A maioria dos modems hoje em dia já vem com roteador, assim você pode ter só ele em casa e sua internet sem fio do mesmo aparelho.

 

Repetidor

Como o sinal do roteador é limitado, as vezes é necessário o uso de um repetidor para aumentar o alcance de área da sua internet. Mesmo em locais pequenos, paredes ou interferências fazem com que o sinal chega fraco ou nem sequer chegue ao dispositivo.

 

Powerline

Basicamente a função do Powerline é parecida com a do roteador, com um diferencial. A conexão é através da rede elétrica, o que faz com que não perca tanto o sinal ao repetir. O sinal chega com força por não sofrer interferência na transmissão do sinal.

 

Gostou das dicas? Compartilhe!