MMF #9 → Sobre repetidores: solução ou tragédia?

No penúltimo post da série “Wi-fi: Meu malvado favorito”, vamos falar sobre os repetidores.

Afinal, expandir o sinal é uma solução para melhorar o wi-fi?

É comum colocar mais de um roteador ou repetidor em residências para se conseguir uma melhor amplitude de sinal, em vista de um uso adequado em vários cômodos, porém, há um erro grave que acontece com frequência: conectar esses equipamentos ligados via wi-fi.

É UM ERRO FATAL!

Vamos explicar: Se o sinal já está fraco no quarto e você acha que colocar um repetidor via wi-fi no local vai resolver, está muito enganado. Quando conectamos esses repetidores pelo wi-fi, eles só vão conseguir replicar o que estiverem “ouvindo”, então se o sinal está chegando ruim nele, ele vai retransmitir um sinal ruim, ou seja, não vai resolver.

O ideal para esses casos é sempre conectar esses equipamentos via cabo, assim não haverá perda entre o roteador principal e os repetidores. Outro ponto importante pra se levar em conta é quando temos vários roteadores na mesma casa, pois é possível que o sinal de um interfira no outro, causando um “congestionamento” que vai dar muita interferência no wi-fi. Nesses casos, é bem prudente diminuir o output power do wi-fi desses equipamentos, assim você terá um desempenho melhor e menos risco de interferência entre seus roteadores e repetidores.