Há alguns anos os vírus de computador mais conhecidos dava sinais óbvios, alteravam elementos perceptíveis da tela do usuário, tais como cores, padrões e comandos. Hoje em dia, os malwares estão mais discretos: eles querem se propagar rapidamente, infectando a maior quantidade de máquinas possíveis. Mas como saber se o seu computador está com vírus, então? Nem sempre percebemos, então aí vão 3 dicas para prestar atenção nos sinais que seu PC está dando:
Esse tipo de vírus está ultrapassado, mas ainda existe por aí para atormentar a vida. Se muitas mensagens pop up começarem a aparecer e seu navegador estiver habilitado para não mostrá-las, desconfie.
O mesmo acontece com mensagens ditas como “oficiais”, de órgãos como o FBI, a CIA e a Polícia Federal, anunciando que você infringiu determinada lei e que precisa pagar uma taxa para continuar usando seu computador ou a internet normalmente. Viu um banner estranho ou fora do normal no desktop ou no próprio navegador? Verifique! Pode ser um vírus.
Seus amigos estão recebendo mensagens de e-mail esquisitas do seu remetente mesmo você não tendo enviado nada? Quando abrimos nossa conta de e-mail, geralmente verificamos apenas as novas mensagens na caixa de entrada, deixando de lado a caixa de enviados. E é justamente disso que esse tipo de vírus se aproveita.
Devido à desatenção, mensagens de e-mail em redes sociais e em chats são enviadas automaticamente, de forma a propagar o vírus. Portanto, fique de olho no que é enviado e sempre ouça seus amigos quando disserem que receberam uma mensagem estranha sua, isso pode ajudar você a detectar uma infecção. Na dúvida, não fique parado: antivírus já!
Seu computador pode não ser uma super máquina, mas funcionava direito até que um dia começou a travar, ficar lento e se recusar a abrir determinados programas. O que será que aconteceu? Nesses casos, há dois prováveis motivos: a falta de manutenção ou o temido vírus.
Quando acumulamos muitos arquivos e programas no PC, a tendência é que ele fique mais lento e apresente algumas dificuldades de funcionamento. Isso pode ser evitado com a limpeza e a atualização periódica. Mas se você já faz tudo isso e mesmo assim está tendo que lidar com uma carroça, a verdadeira solução pode estar no antivírus.