Como saber se seu PC está com vírus?

Há alguns anos os vírus de computador mais conhecidos dava sinais óbvios, alteravam elementos perceptíveis da tela do usuário, tais como cores, padrões e comandos. Hoje em dia, os malwares estão mais discretos: eles querem se propagar rapidamente, infectando a maior quantidade de máquinas possíveis. Mas como saber se o seu computador está com vírus, então? Nem sempre percebemos, então aí vão 3 dicas para prestar atenção nos sinais que seu PC está dando:

1.   Pop ups e banners

Esse tipo de vírus está ultrapassado, mas ainda existe por aí para atormentar a vida. Se muitas mensagens pop up começarem a aparecer e seu navegador estiver habilitado para não mostrá-las, desconfie.

O mesmo acontece com mensagens ditas como “oficiais”, de órgãos como o FBI, a CIA e a Polícia Federal, anunciando que você infringiu determinada lei e que precisa pagar uma taxa para continuar usando seu computador ou a internet normalmente. Viu um banner estranho ou fora do normal no desktop ou no próprio navegador? Verifique! Pode ser um vírus.

2. Emails automáticos

Seus amigos estão recebendo mensagens de e-mail esquisitas do seu remetente mesmo você não tendo enviado nada? Quando abrimos nossa conta de e-mail, geralmente verificamos apenas as novas mensagens na caixa de entrada, deixando de lado a caixa de enviados. E é justamente disso que esse tipo de vírus se aproveita.

Devido à desatenção, mensagens de e-mail em redes sociais e em chats são enviadas automaticamente, de forma a propagar o vírus. Portanto, fique de olho no que é enviado e sempre ouça seus amigos quando disserem que receberam uma mensagem estranha sua, isso pode ajudar você a detectar uma infecção. Na dúvida, não fique parado: antivírus já!

3. Lentidão

Seu computador pode não ser uma super máquina, mas funcionava direito até que um dia começou a travar, ficar lento e se recusar a abrir determinados programas. O que será que aconteceu? Nesses casos, há dois prováveis motivos: a falta de manutenção ou o temido vírus.

Quando acumulamos muitos arquivos e programas no PC, a tendência é que ele fique mais lento e apresente algumas dificuldades de funcionamento. Isso pode ser evitado com a limpeza e a atualização periódica. Mas se você já faz tudo isso e mesmo assim está tendo que lidar com uma carroça, a verdadeira solução pode estar no antivírus.